O Mapa do Tesouro do seu Livro
Eu chamo de Mapa do Tesouro porque é onde todas as informações que você reuniu para escrever seu livro estarão, e provavelmente é onde você vai depositar seus escritos, que são seu tesouro.
Você já escolheu seu tema, reuniu todas as informações que necessita, sabe em que estilo deseja escrever, aprendeu as melhores opções para estruturas narrativas e agora deseja e precisa começar a trabalhar.
Os personagens, as ações, as idas e vindas, o enredo, está tudo lá, em algum lugar em sua mente ou no cosmos (ou ambos) esperando que você junte tudo naquele maravilhoso caldeirão de escrita que os grandes autores têm.
Até mesmo grandes professores precisam de ferramentas, imagine um professor sem quadro negro, ou branco.
É sobre isso que vamos falar. Assim como um cozinheiro habilidoso faz sua “mis en place” antes de começar a cozinhar, organizando os ingredientes e utensílios de que precisará, um escritor precisa fazer seus preparativos. E não são apenas os escritores de “mapa” que precisam de um repositório para seus escritos, os escritores de “bússola” também organizam, pelo menos o que escrevem.
O que precisamos antes de começar a escrever.
Organize as ideias para que elas estejam à mão no lugar certo e não se percam. Quando pensamos acreditamos que não vamos esquecer dessa ótima ideia. Ledo engano, salvo raros prodígios de memória, todos podemos esquecer do que pensamos, principalmente se são coisas que imaginamos.
Não se preocupe, para isso existem muitas opções, desde um simples caderno onde você anota tudo até softwares especializados que os escritores usam para esse fim. Não posso aqui aconselhá-lo sobre qual será melhor para você.
Eu, por exemplo, sou muito simples e escrevo tudo em pastas do Word, lá coloco ideias, imagens, textos, tudo o que imagino que vou usar depois. Mas conheço muitos colegas escritores que preferem outros softwares, e até tenho uma maravilhosa amiga que escreveu 15 romances cada um em um grande caderno universitário de 200 folhas!
Por exemplo, quando imagino um personagem, abro um arquivo e o nomeio, listo suas características físicas, qualidades e defeitos (falaremos mais sobre isso mais adiante) estilo de vida, história de vida etc. Esse arquivo eu salvo na pasta “personagens”, dentro de outra pasta que tenha o nome (mesmo que seja provisório) do livro.
Softwares disponíveis no mercado
“Scrivener” é o queridinho de muitos escritores, e não é barato. Tem tudo o que um escritor precisa para organizar e escrever um romance, por exemplo. É uma espécie de Ferrari para os autores.
“Word”, muitas vezes deixado de lado, é um editor com muitas possibilidades, atende pessoalmente a todas as minhas necessidades.
“yWriter”, é um editor de texto que ajuda a escrever romances e livros de todos os tipos. É prático e simples, cadastrar personagens, cenas e locais e aceitar que você anexe imagens e outros arquivos, como o Scrivener.
“Storybook”, é um aplicativo para escrever livros com algumas características semelhantes ao yWriter, é organizado em “cartões”, que correspondem aos cenários, cenas, emaranhamento, personagens.
“Google Docs“, parte do pacote do Google, pode atendê-lo muito bem para todos os seus fins, se você souber e se acostumar a trabalhar com ele. A grande vantagem é poder abrir o seu texto em qualquer dispositivo e compartilhar com facilidade.
Minha recomendação é que você os estude bem, pergunte e não se comprometa com nenhum antes de conhecê-los, como se fossem um casal. Conheça suas versões gratuitas ou de teste e decida qual a que mais o ajuda e com a qual você se sente mais confortável.
Os Mapas Mentais
Estes são de grande ajuda para organizar não só os personagens, como as cenas, uma a uma, e outras estruturas do seu trabalho. Eles dificilmente são adequados para a escrita propriamente dita, porque eles não têm bons editores de texto.
Entre nossos escritores na Polo temos fãs de diferentes softwares e aplicativos de Mapas Mentais, mas eu te conto quais são os mais usados:
“MindMeister” é o que nosso editor usa. Sua versão paga tem todos os recursos que você pode imaginar, e a versão gratuita também é excelente.
“GoConqr”, muito bom para quem também precisa fazer mapas de fluxo, flashcards e outros, é muito amigável para aprender a usar.
“LucidChart” permitirá que você faça gráficos e diagramas mais complexos, se precisar, é amplamente utilizado em comunidades acadêmicas.



