Todos sabemos que, para trabalhos formais ou oficiais, algumas normas de padronização precisam ser seguidas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a guia dessa padronização no Brasil, fazendo com que os trabalhos feitos aqui possam ser consultados e validados com mais facilidade em todo o mundo. Ao iniciar as padronizações de um trabalho, o índice/sumário é parte fundamental do corpo de um trabalho. Porém, muitas pessoas ainda não sabem realmente como usar esse ‘item’ e para que serve. É por isso que a Polo trouxe mais esse artigo para acabar com suas dúvidas na hora de fazer seus trabalhos ou livros técnicos!

Como definido pela NBR 6027, entende-se por sumário:

Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede. Não se deve confundir sumário com

1. Índice

– Enumeração detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, etc., com a indicação de sua localização no texto (ver NBR 6034);

2. Sumário ou Índice Sinóptico

– Enumeração de elementos selecionados do texto, tais como datas, ilustrações, exemplo, tabelas, etc., na ordem de sua ocorrência.

Assim, podemos entender que o índice contém informações muito mais detalhadas do que o sumário, que indica as páginas em que a referência está contida, já que demonstra não apenas a página, mas a indicação de localização no texto e enumeração detalhada dos assuntos.

Portanto, o sumário é muito indicado para mostrar páginas e capítulos de um livro ou trabalho, enquanto o índice serve para documentos mais detalhados e informações-chave que precisam ser encontradas rapidamente. Vale ressaltar que esses itens das normas da ABNT devem aparecer logo no começo do trabalho, após capa, folha de rosto e agradecimentos.