O Desafio do Editor

Como editor, tenho muitas histórias para contar e um desafio…

Como editor, e atuando há mais de 30 anos no mercado de livros, tenho muitas histórias para contar, mas creio que uma deve especialmente interessar a quem quer publicar um livro, porque trata da motivação ou disposição para escrever. Quando digo motivação para escrever não estou dizendo (ainda) “escrever um livro”, pois muito antes dessa meta de escrever um texto tão longo que possa ser tornar uma obra com muitas páginas, há outros tipos de escrita e que podem ter o tamanho de apenas uma frase criativa, como:

Quem escreve um conto aumenta um ponto.”

 Li essa frase há muito tempo em um livro de bolso da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense. Aliás, obras como esta, “O que é conto”, da Luiza de Maria, foram me motivando inconscientemente para viver hoje dentro deste mundo dos livros.

É um imenso prazer me relacionar com este mundo dos livros. Então, como editor, por um lado recebo muitos autores querendo publicar, e de um outro sou procurado por prestadores de serviços relacionados às fases da construção de um livro. Estes últimos são colaboradores que contratamos, alguns esporadicamente e outros com mais frequência, para prestar serviços pontuais de texto para a PoloPrinter.

Antes de continuar esta história, gostaria de declarar a minha paixão pela escrita, pelo bom texto que consigo admirar não só nos livros que leio, mas em filmes, pelos quais também sou apaixonado,  assim, quando assisto um bom filme consigo ver que por trás tem um bom texto.

Coleção do autor – Livros de histórias de bolso da Editora Brasiliense.

 

Porém, o que estou escrevendo agora tem uma razão para estar sendo escrito e se destina especialmente aos que têm dificuldade em escrever. Por quê? Sempre convidamos e incentivamos a todos os que se aproximam da PoloPrinter a escrever um artigo sobre um assunto da sua preferência.

Ficamos muito contentes com os que trazem histórias significativas que possam emocionar aos leitores que acessam diariamente o nosso Portal da Polo. Contudo, o objetivo aqui é incentivar nossos clientes e amigos a exercerem sua criatividade e principalmente a romperem com seus bloqueios na escrita.

Eu digo: “escrevam um texto entre 600 e 900 palavras que nós publicaremos em nosso Portal da Polo com créditos para você, incluiremos  a sua foto e a sua biografia. Mas poucos atendem ao meu pedido.

Bloqueios na escrita? O que é isto? Todos têm essa dificuldade para escrever? Isto pode ser comparado a um bloqueio emocional?, como o aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas, vibrar emoções negativas constantemente, tipo pensar que “não vai dar certo”, evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam interação social e a falta de interesse em escrever. Bloqueio na escrita, creio que não chega a ser caso de atendimento psicológico. Ou sim? Mas para este bloqueio na escrita, quando se trata de escrever um livro, sim, na PoloPrinter temos serviços de Mentoria, Copidesque, Ghost-writer e até oferecemos Cursos de Escrita. No entanto, tudo isso não se aplica a este caso de escrever um artigo.

Para o iniciante na escrita, a dificuldade pode ser maior que para os que trabalham com texto como os muitos colaboradores que a PoloPrinter tem na área de texto, sejam revisores, preparadores de texto ou tradução, mas este artigo fala especialmente sobre eles, que também são convidados a escrever e deles recebemos desculpas, como: “Estou ocupado agora e quando terminar de fazer o que estou fazendo, pode ser que escreva o artigo que você está me pedindo”. Outra desculpa é que “Escrever um artigo vai demorar muito tempo e não tenho tempo para nada”. Mas muitos respondem: “Sim, eu vou fazer o texto do artigo” e nunca entregam nada porque não se motivaram o suficiente para sentar-se uma ou duas horas e escrever uma página A4, que não é mais do que isso que se pede.

Termino este artigo agora que este texto tem 700 palavras para mostrar como é curto um artigo para o Portal da Polo. Este artigo, como todos os que nos são entregues, vai passar por uma revisão ortográfica, e depois de tudo preparado, vai ser publicado no Portal, onde você deve estar lendo estas poucas linhas. Espero que tenha sido suficientemente persuasivo para te motivar a escrever e nos mandar em breve o seu escrito.

6 avaliações

6 Comentários

  1. Luciana Maria

    Me via com muito nas falas e pouco nas escritas. Sem dúvida mudei minha perspectiva quanto ao preciosismo, que era uma “bengala”, um apoio para justificar o passo não dado. Que trabalho fantástico que estou tendo com a mentoria! Fragmentou o processo que eu imaginaria ser extremamente complicado e está fluindo maravilhosamente bem.

    Responder
  2. Flavia Henrique

    Falta de tempo é a desculpa que deveria ser trocada por falta de hábito! Demanda tempo sim mas escrever amplia nosso mapa mental!
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Parabens Ivo!

    Responder
  3. Elielda Araujo

    Conheço várias pessoas que querem escrever um livro, mas não tem o hábito de escrever. Como querer andar de moto sem antes aprender a andar de bicicleta, não é Verdade? Antes de se pensar em escrever um livro é fundamental se pensar na importância de construir o hábito da escrita. A oportunidade que a Polo Printer dá para se escrever um artigo pode ser um bom começo/motivação para a construção desse hábito. Parabéns a editora pela iniciativa! Parabéns, Ivo, pelo artigo.

    Responder
  4. Fernanda

    Parabéns por esta iniciativa tão importante de manter viva a escrita.

    Responder
  5. Aristoteles Drummond

    Todo mundo tem uma história de vida , de família a contar E experiências contadas servem também para ensinar e orientar. A Poloprinter por ser moderna pode proporcionar a realização de livros de pequena tiragem Para um público familiar ou de amigos E quem começa pode ir longe Parabéns e vamos em frente!

    Responder
  6. Marcela Castro

    Texto oportuno e motivador. Amigo Ivo um eterno incentivador do mundo das letras.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *