Princípios básicos da diagramação profissional.

Um dos serviços que oferecemos na Polo Editora é a diagramação profissional de livros impressos, documentos e publicações diversas.

O layout profissional não se limita a colocar texto e objetos. Requer conhecimentos específicos que harmonizem conceitos de design gráfico, design editorial e editorial, além de bom senso.

A diagramação profissional de livros em papel consiste em diagramar, compor, os elementos textuais e gráficos que compõem o conteúdo da publicação.

Para poder traçar, redigir ou diagramar deve haver um projeto prévio onde realizar este trabalho. Ou seja, de um lado encontramos o desenho do modelo ou mestre e, de outro, sua composição.

O diagramador

É comum que designer de layout e o diagramador sejam a mesma pessoa. Ou seja, ambas as tarefas são desenvolvidas por um único profissional.

A estética que o livro terá, a definição da tipografia que será utilizada, os níveis de hierarquia das informações, incluindo os estilos de parágrafo, correspondem ao escopo do diagramador. Isso corresponde à aplicação das diretrizes de projeto e à execução do modelo proposto.

A tarefa do diagramador é compor o conteúdo das páginas de acordo com o estipulado pelo projeto do livro. E fazer com que essa composição tenha lógica e harmonia editorial.

O que notamos e o que não é visto

Tem gente que acredita que saber usar o InDesign permite fazer um layout profissional. Pois não. O InDesign é apenas uma ferramenta.

A ferramenta mais importante é o conhecimento na criação, design e produção de publicações. E isso é obtido não apenas estudando, mas também exercitando, ensaiando, experimentando e errando algumas vezes.

Porque esta é uma das chaves para um layout profissional: deve oferecer legibilidade ao conteúdo e fluidez ao texto para que a experiência de leitura seja agradável e não distraia.

Em contraste, um layout não profissional rapidamente se torna aparente de uma forma ou de outra. Para aqueles de nós que trabalham com publicação de livros, depois de olhar uma publicação, é fácil identificar por que ela está mal elaborada.

Por sua vez, o leitor não experimentado nessas artes também nota “algo estranho” ou “algo chato”. Ele percebe que algo está dificultando a leitura. Mesmo que não saiba qual é o elemento ou o fator que o atrapalha, o leitor reconhece que algo inusitado acontece nessas páginas.

Como fazer um layout profissional

Aqui estão apenas alguns princípios básicos de design editorial que devem ser considerados para um layout profissional.

São válidos tanto para um romance, que é uma obra mais fácil de compor do que uma revista, quanto para uma publicação complexa (com texto mais imagens, tabelas, gráficos etc.), como um jornal ou uma tese.

1. Página dupla

É preciso pensar no design das páginas com visão de página dupla.

Ou seja, devem ser consideradas as duas páginas, a esquerda ao lado da direita, principalmente para estabelecer as margens e localizar o fólio explicativo e a numeração das páginas.

Pensar em página dupla evitará problemas de espaço para a encadernação e também dará unidade visual à publicação.

2. Grades e margens

Existem vários sistemas pelos quais uma grade é estabelecida para um livro. Este trabalho consiste em definir o tamanho das margens e o espaço resultante para a caixa de texto.

Alguns desses sistemas para estabelecer a grade são o diagrama de Villard de Honnecourt, o esquema de Paul Renner, o esquema de Raúl Rosaviro, a proporção divina ou seção áurea etc.

Uma alternativa simples é usar uma grade com formatação e proporções de caixa de texto consistentes.

Isto é: crie o espaço da caixa de texto no centro da página. E mova ligeiramente esta caixa para cima e para fora em ambos os fólios.

Desta forma, a margem externa é menor do que a margem interna (encadernação).

3. Grade ou grade de base

No InDesign, existem duas grades, uma base e uma grade do documento. É essencial usar a grade ou grade de base para que as páginas se encaixem visualmente harmoniosamente. E, principalmente, para que as linhas de uma página não sejam desiguais em relação à outra.

A grade simula as réguas de um caderno e os tipos são colocados em cada linha. Todas as páginas de um livro devem ter o mesmo número de linhas e estar na mesma altura. Ou seja, eles devem ter o mesmo tipo de caixa.

Não há nenhuma função no Word como o InDesign, portanto a grade base dependerá do domínio do designer de layout.

4. Última linha de base

Todas as páginas devem “fechar” na última linha de base da grade.

Não é típico de um layout profissional que algumas páginas terminem uma ou duas linhas acima dessa linha de base; independentemente de ser um layout no Word ou no InDesign.

Isso significa que todas as páginas terão o mesmo número de linhas ou linhas. E tudo deve ser usado, a menos que seja o final de um capítulo.

Este é um dos princípios que algumas pessoas que oferecem layout profissional (por exemplo, para CreateSpace ou KDP) ignoram.

5. Viúvas e órfãs

Dois fenômenos tipográficos inaceitáveis em um layout profissional. Tanto o InDesign quanto o Word permitem que você evite o aparecimento de viúvas e órfãos, então não há desculpas.

Viúvas e órfãos farão com que nem todas as páginas fechem perfeitamente na última linha de base. É aqui que a experiência do designer de layout é mostrada na solução do problema.

E você pode fazer isso, entre outros recursos, graças à separação de palavras, ao gerenciamento do rastreamento dos parágrafos ou ao uso da justificativa vertical da caixa de texto.