Incentivando autores a serem escritores proativos
Depois de muito trabalho, meses de pesquisas e de reescrever a mesma página 500 vezes, finalmente você terminou seu livro! Esse é um dos momentos mais significativos para um autor, seja novo ou experiente. É quando você consegue ver o efeito de seu esforço, saber o que as pessoas vão sentir ao conhecê-lo e imaginar a arte da capa, as páginas, a sinopse, o tipo de papel, etc. Mas não pense que seu trabalho acaba aqui! Para um autor empenhado, que deseja viver de seus livros, vendê-los com maestria e interagir com seu público, sempre há trabalho a fazer e a Polo vai te ajudar a entender tudo o que vem após finalizar a sua obra!
Como editores e apaixonados por livros, não há nada mais triste do que ver boas histórias perdidas nas prateleiras das livrarias ou no estoque, por falta de conhecimento público. Com certeza, você, apaixonado por livros, já leu uma história incrível e pensou “por que não tenho com quem conversar sobre esse livro?” ou “por que ninguém mais no meu círculo o leu?”. Algumas vezes isso acontece porque a editora ou assessoria de imprensa deixou o autor à mercê do mercado, ou das tendências em que seu livro não está inserido. Assim, tanto o autor quanto a editora perdem muito simplesmente porque não houve direcionamento e orientação eficaz.
Quando um autor confia na editora ou plataforma para ajudá-lo a realizar um sonho, é extremamente eficaz receber informações importantes para que o autor acompanhe a produção ciente de quais serão os próximos passos: o que pode fazer enquanto espera? Como pode usar as redes sociais com essa finalidade? Qual o melhor meio de divulgar seu livro? Quais os melhores sites para se conectar com outros autores? Como pode impulsionar suas publicações? Como identificar seu público?
Não é raro ver autores deixados à deriva e até ignorados quando buscam saber o porquê de não venderem o tanto que imaginavam. É por isso que sempre deve haver transparência e um canal aberto e de confiança entre editora e autor. Crescer nesse mercado é difícil em países como o Brasil, onde a leitura não está entre as principais formas de entretenimento e a educação é precária. Além disso, nossa cultura capitalista nos faz acreditar que o importado é de melhor qualidade, seja em conhecimento, seja em produto. Muitas vezes preferimos dar espaço às novas descobertas da mídia americana do que às brasileiras que não sigam a mesma tendência.
Por esse motivo, editoras como a Polo, que se preocupam com seus escritores e com a realização do ser humano que investiu tempo e esforço em seu sonho, oferecem serviços de divulgação, que não apenas utilizam diferentes mídias para encontrar o público com mais afinidade ao autor, mas também auxiliam o autor a encontrar seu próprio público e aprender a se relacionar através das mídias.
Quer saber como encontrar sua tribo e se engajar com os leitores? Aqui vão algumas dicas valiosas!
1. Use recursos visuais: poste a capa do seu livro nas redes sociais, crie um Instagram, use imagens para divulgar frases e trechos de seu livro. Assim, todos vão conhecer seu trabalho e ainda ter posts bonitos para compartilhar na web. Além disso, uma ajuda visual para aquele personagem especial sempre prende nosso interesse!
2. Sorteie livros: quem não adora um sorteio? Se tem uma coisa que os leitores adoram é ganhar livros e marcadores bem feitos para colecionar! Invista na identidade visual, divulgue sua página, distribua livros entre blogueiros para criar conteúdo e sorteie livros para seus seguidores!
3. Poste sobre seu livro no YouTube: conte a história do seu livro, o que o levou a escrever, fale sobre aquele personagem especial, sobre aquele leitor que sempre te acompanha. Enfim, abuse de fotos e vídeos bonitos e das redes sociais como puder!
4. Faça streams de leitura onde pode ler e discutir com quem os visualiza sobre seu livro e outros que estejam lendo. Aproxime-se do seu público e de pessoas com os mesmos interesses!
Concluindo: para ser um bom divulgador, basta ser um bom leitor e um bom amigo! Quanto mais você se abrir para seus leitores, dividir mensagens e pensamentos com eles e falar sobre seu trabalho como um admirador, mais pessoas se interessarão pelo que você tem a dizer e pela sua maneira de escrever. Basta interagir!