Recentemente, li um artigo de um amigo sobre uma experiência simples, porém marcante, que foi uma viagem de Metrô com sua esposa, na cidade de São Paulo.
O Metrô de São Paulo é um meio de transporte de massa, que transporta cerca de 3 milhões de passageiros por dia, em sua malha metroviária. A operação do Metrô de São Paulo começou em setembro de 1974, em um trecho entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Em pouco tempo, a sua primeira Linha, chamada de Linha 1 Azul Norte / Sul, estava sendo entregue ao público. Até então, ligava as estações Jabaquara a Tucuruvi. Posteriormente, foi criada e ampliada a Linha 3 Vermelha Leste / Oeste, que liga as estações Barra Funda a Tatuapé. No início da década de 1990, foi inaugurada a Linha 2 Verde, ligando hoje a Vila Madalena à Vila Prudente.
Estas três Linhas Metroviárias tem o seu Centro de Controle Operacional – CCO, localizado na Rua Vergueiro número 1200, no Paraíso. O Centro de Controle Operacional é o local de onde são enviados os comandos e supervisão online destas Linhas. É como se fosse o cérebro do Metrô, onde quase tudo se vê virtualmente, se comunica e controla os sistemas de tráfego, fluxo de passageiros e sistema elétrico.
No início dos anos 2000, foi criada e inaugurada uma nova Linha, denominada Linha 5 Lilás. Esta Linha interliga as estações Capão Redondo a Chácara Klabin, passando pelo tradicional bairro de Moema. O seu Centro de Controle Operacional fica localizado ao lado da Estação Capão Redondo. Além destas Linhas mencionadas, o Metrô conta também com a Linha 4 Amarela e Linha 15 Prata.
A maior parte dos trechos destas Linhas são subterrâneos, causando uma sensação diferente principalmente as pessoas de outros lugares, que não imaginavam se locomover sob o solo das principais regiões nobres da capital paulista.
A Avenida Paulista é um ponto turístico de São Paulo, com uma diversidade bares, livrarias, áreas como o MASP, etc. É também parte do palco de maiores eventos que acontecem na cidade em épocas especiais. E por ter uma longa extensão, o Metrô oferece aos seus usuários a única opção de locomoção nestas ocasiões especiais.
É pelo Metrô também que, grande parte dos usuários, se conectam aos maiores terminais rodoviários do Brasil. O Terminal Rodoviário Tietê e o Terminal Rodoviário Barra Funda. Destes, saem ônibus para todos os estados e até para alguns países vizinhos.
O sistema metroviário de São Paulo divide suas trilhas em circuitos de ocupação. Esses circuitos são alimentados por uma corrente elétrica que, gera códigos de velocidade mutáveis, ou seja, cada ponto ocupado impõe aos circuitos anteriores à ocupação, códigos de velocidade de zero, dez, 30km/h. Dessa forma, automaticamente, não há risco de colisão entre um trem e outro. Entretanto, sempre há a interferênciado ser humano, que requer uma atenção absoluta por parte dos operadores que estão no Centro de Controle Operacional, tanto nas ações como também nas comunicações.
Este relato resumido,é para vislumbrar aos leitores, os encantos de uma viagem de Metrô. Mostrando-lhes a segurança, rapidez, eficiência, limpeza, que principalmente aos domingos e feriados, o sistema proporciona aos seus viajantes.
Showwwww eim, muito bom