“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver, 8 abraços por dia para nos mantermos e 12 abraços por dia para crescermos”.
(Psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir)

Você sabia que um abraço de mais de 30 segundos pode transformar completamente o seu dia, a sua rotina e os seus hábitos? A primeira vez que eu percebi, na prática, os efeitos terapêuticos do abraço foi através de Deise, uma colega de trabalho que não gostava de beijo. “Judas traiu Jesus com um beijo. Pessoas falsas podem até beijar. Mas, abraçar, apenas as sinceras conseguem.” Disse ela na primeira vez em que nos conhecemos. E me abraçou. Eram meus primeiros dia de trabalho naquele colégio militar. Eu tinha lá meus 26 anos. Era uma jovem bastante ansiosa. E estava um tanto aflita pela nova experiência. Se eu pudesse descrever o momento, eu diria que o abraço de Deise contribuiu e muito não apenas para aumentar meu sentimento de segurança com relação a ela e aos demais colegas. Mas também para aliviar a tensão e a sensação de medo com relação à nova experiência de trabalho.

É fato que o dinamismo da sociedade reduziu o gesto de abraçar a uma prática rápida e discreta que dura aproximadamente 3 segundos. Mas não é desse tipo de abraço que estou falando. Falo de um abraço que gera uma sensação de segurança e bem-estar. É esse tipo de abraço que precisamos para sobreviver. E é sobre esse poder – o Poder do Abraço – que eu quero falar. Não um abraço qualquer. O Super Abraço – é assim que eu chamo um abraço de mais de 30 segundos – é um exercício que consiste em comunicar amor, através de um abraço respeitoso e de entrega total a outra pessoa, pelo menos uma vez ao dia. E se eu te dissesse que um abraço de longa duração é um dos maiores investimentos que você pode fazer na sua vida e na de outras pessoas? Para mim, o Super Abraço é uma poderosa ferramenta de conforto; principalmente nos dias mais desafiadores.

Talvez você se pergunte: “Na pressa do dia a dia… Um abraço tão longo não é exagero?” Ou diga: “Em tempos de pandemia, fica difícil abraçar que dirá tanto tempo assim.” Com uma pergunta, eu te responderia: “Sabia que o Super Abraço pode melhorar a sua saúde emocional e das pessoas com quem você convive?” Sabia que também pode melhorar a sua saúde física? Meu esposo e eu sempre tivemos a prática de nos abraçar. Eu costumo dizer que o melhor lugar do mundo é dentro do abraço dele. Tudo que eu sofro, o seu abraço dissolve. Tudo que eu espero ou sonho, no abraço dele eu encontro. (Jota Quest – Dentro de um Abraço). Mas, de uns anos para cá, nós aumentamos não só o tempo de duração do nosso abraço, como também a frequência. Nós dois podemos comprovar o que a ciência afirma a respeito dos efeitos físicos e psicológicos dos abraços de longa duração.

Ah! Como o Super Abraço tem feito diferença em nossa vida… Em nossa saúde física: Fortalecimento do nosso sistema imunológico e redução da pressão sanguínea do meu esposo. Em nossa saúde psicológica: Efeito calmante, relaxante, redução do estresse, medo e ansiedade, melhora da nossa autoestima, fortalecimento dos nossos laços afetivos, sentimento de proteção, de pertencimento e de felicidade. Tudo isso porque, cientificamente, durante nosso abraço longo, ocorre a liberação da ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, o que nos deixa mais confiantes, seguros e confortáveis, e a ocitocina evita que o cortisol, ou “hormônio do estresse”, seja liberado com mais intensidade.

E aí, já experimentou esse tipo de abraço? Está disposto a começar a investir no Super Abraço para promover os benefícios em sua vida e na dos seus entes queridos? Que tal começar a inserir em sua rotina um abraço de longa duração? Quem sabe você começa com 10 segundos, aos poucos, vai aumentando para 15, 20, 25 até chegar ao Super Abraço? Experimente.