Luciano Mendes e “O Livro dos Inícios”
Viver todos os dias no meio universitário e literário tem a vantagem da proximidade com a produção e do ensino de novos conhecimentos. Isto possibilita estarmos sempre atualizados, sendo influenciados e agindo sobre o outro ao nosso lado. E isso levou o Prof. Luciano, em parceria com Maria Carmem Rena e Leni Maria da Matta, a escrever o “O livro dos Inícios”. O livro já foi concebido para instigar e provocar os leitores pois se trata de uma obra inacabada, aliás, é um livro com 30 capítulos que começam uma história, mas não dão continuidade. Isso de propósito para você leitor se obrigar a querer escrever o que vem a seguir.
Muitos autores de literatura circulam por uma editora, profissionais técnicos e empresas que precisam publicar livros. É o mundo da Cultura, onde se apreende e transmite conhecimento, algo tão fascinante exatamente por essa movimentação de assuntos interessantes.
Recentemente, publicamos o “Dicionário de Literatura Mineira”, do escritor e historiador Adolfo Maurício Pereira; que atraiu pessoas especiais da área e foi assim que conhecemos o prof. Luciano Mendes, da UFMG, que veio até nós motivado pelo Dicionário de literatura. Em consequência dessa aproximação, ele trouxe para publicar na editora uma obra muito criativa e instigante, que vamos descrever ao longo deste artigo.
Além disso, o prof. Luciano nos trouxe também o convite para participarmos do projeto de um concurso de literatura, que nós, da editora PoloPrinter, imediatamente nos dispomos a abraçar e patrocinar. Assim, nós nos tornamos parceiros, para que este seja o primeiro de muitos eventos que vamos desenvolver.
De pronto, nós já estamos prestes a lançar, pela editora PoloBooks, a obra intitulada “O livro dos inícios”, que reúne trinta inícios de narrativas, acompanhados de capas e dados bibliográficos, os quais transparecem ser parte de uma coleção de trinta livros. Escrito pelo prof.. Luciano Mendes, Maria Carmen C. B. Rena e Leni Maria da Matta, trata-se de um trabalho primoroso, o qual evoca a cumplicidade criadora de cada pessoa que se aventura em sua leitura.
Mais do que uma simples reunião de textos inacabados de obras literárias, “O livro dos inícios” é um exercício de criatividade, convidando o leitor a participar da continuidade dos textos que lê. Afinal, toda prática de leitura exige a colaboração do leitor na autoria do texto, na medida em que ele é instigado a dar vazão aos seus sentimentos e entendimentos sobre o que está lendo.
A história desta publicação teve início há muito tempo, nas práticas de leitura das autoras e do autor, que eram instados a dar continuidade, expandir ou recortar as muitas histórias que liam. Essa função de autoria dos textos lidos é imprescindível para a realização de qualquer obra dada a ler.
A escrita dos textos que compõem “O livro dos inícios” foi realizada ao longo do ano de 2021, em plena pandemia de Covid-19 e suas devastadoras consequências. Nesse sentido, a produção do livro foi também um exercício de criação, uma gênese que tornava possível propor, por meio da literatura, a possibilidade de continuidade em um tempo marcado pelo isolamento e pela morte.
O exercício autoral de fabricação do livro está presente não apenas na produção dos textos, mas também na invenção dos dados catalográficos, na criação das capas e na diagramação. O exercício criativo de nomear as autorias para cada um dos livros iniciados buscou dialogar com cada texto proposto. Produzir um conjunto de capas para criar a sensação de que “O livro dos inícios” é, na verdade, uma coleção de obras, demandou tempo e esforço. Traduzir tudo isso em forma de livro foi um investimento que não pode ser esquecido.
Durante todo o processo de produção desta publicação, as pessoas envolvidas atuaram como uma espécie de comunidade de aprendizagem, assimilando e ensinando sobre ofícios diversos. O resultado é uma obra agradável de manusear, ver e ler, que convida o leitor a compartilhar as autorias e ampliar as suas possibilidade de desenvolvimento.
Em resumo, “O livro dos inícios” é uma obra singular, que desafia o leitor a participar ativamente da criação dos textos que lê. Com uma produção cuidadosa e colaborativa, esta publicação se apresenta como uma obra de arte, a qual evoca a cumplicidade criadora de cada pessoa envolvida em sua produção.
“O Livro dos Inícios” já esta disponível para aquisição
na nossa LivrariaPoloBooks.
“O Livro dos Inícios” tem uma capa com figuras geométricas e cores pasteis lembrando da sua neutralidade para não influenciar a imaginação dos leitores que encontrarão em cada capítulo o início de um novo livro e uma nova capa, nova, mais semelhante à capa principal. Tudo pensado para facilitar a criatividade daqueles que aceitarão o desafio de escrever um livro a partir do tema do início de cada capítulo.