Muitos novos aplicantes aos cursos de mestrado e doutorado ficam em dúvida sobre como apresentar seu projeto de mestrado ou o que realmente precisarão fazer durante sua tese. Após sofrer tanto para criar o TCC, só de pensar em trabalhar em uma monografia por dois ou três anos é assustador! Nesse artigo, falaremos sobre a importância dessas pesquisas e como desenvolvê-las de modo assertivo!
O que é uma dissertação de mestrado?
A dissertação de mestrado tem como objetivo analisar e refletir sobre um tema específico. Esse tipo de pesquisa e escrita costuma ter um tema bem delimitado para, assim, estuda-lo a fundo. Por exemplo, ao escrever uma dissertação sobre o romantismo no século XVIII, a pesquisa engloba apenas obras muito relevantes para essa época, assim como autores e contexto histórico. Diferente da tese de doutorado, ela não precisa ser inédita, mas precisa ser muito relevante para a área.
Por ser um trabalho acadêmico-científico, ele precisa de análises e dados comprovados das afirmações feitas para embasar sua linha de raciocínio e reflexões.
O site da Universidade Tuiuti do Paraná fez um pequeno check-list para ajudá-lo a definir suas prioridades na tese de mestrado. Vamos dar uma olhada?
– Defina o tema abordado e explorado na pesquisa;
– Delimite o tema e o assunto específico a ser investigado;
– Analise a relevância social e acadêmica de seu tema;
– Defina os objetivos dessa dissertação, gerais e específicos;
– Elabore hipóteses e suas possíveis respostas;
– Defina sua abordagem de análise de dados, a fim de trazer veracidade à sua pesquisa;
– Pesquise outros teóricos que já falaram sobre o assunto para sua bibliografia (há um ótimo site para analisar monografias, o qual vou citar no final desse artigo);
– Defina seu cronograma de trabalho e o indique.
Vale ressaltar que para ser elegível para mestrado e doutorado, você precisa comprovar proficiência em outro idioma através de uma prova realizada na própria universidade de escolha.
Boa sorte em sua dissertação, conte com a Polo para a revisão, diagramação e impressão da sua tese de mestrado!