ISBN-ISSN: O RG DO SEU LIVRO
Enquanto os direitos autorais ajudam a proteger a propriedade intelectual do autor sobre sua obra, o ISBN e ISSN servem como RG da mesma. Esses números ajudam a identificar sua obra e fazer uma pesquisa rápida, além de serem extremamente necessários para comercializar seu livro (devendo estar na contracapa do mesmo). Nesse artigo, vamos explicar sobre esses dois tipos de código de identificação.
ISBN
ISBN, ou International Standard Book Number é o sistema que identifica os livros segundo autor, país, editora e número de edição. Ele não é obrigatório, mas confere credibilidade à sua obra e ajuda com que as pesquisas da mesma sejam realizadas mais facilmente. O ISBN pode ser conferido a livros, anais, seminários, monografias, encontros, publicações em braile, mapas e relatórios públicos etc. A partir de 2020, a geração de novos ISBN foi delegada à Câmara Brasileira do Livro.
Para solicitar o ISBN do seu livro, você precisa:
– Preencher um formulário de solicitação online;
– Enviar, junto do formulário, uma cópia da folha de rosto de sua obra.
Essa solicitação pode ser feita através de terceiros (geralmente, pessoas formadas em biblioteconomia podem fazer o pedido do número de ISBN) ou diretamente à CBL, com um pouco mais de burocracia. Também as editoras, como a Polo, podem solicitar o ISBN para os seus clientes, de forma a facilitar o processo para o escritor.
Quando solicitar um novo ISBN?
Quando sua obra for lançada novamente com modificações (novas edições), ela também precisará de um novo ISBN. O código de barras é gerado pela CBL junto do ISBN.
ISSN
Enquanto o ISBN é usado para manuscritos únicos, necessitando de um novo a cada edição ou mudança, o International Standard Serial Number é comumente utilizado em publicações seriadas. Esses oito dígitos são atribuídos a revistas, relatórios, anuários, monografias, etc. sempre precedidos pela sigla ISSN.
Ressaltamos, ainda, que o ISSN apenas pode ser atribuído a materiais com periodicidade e frequência (se é o primeiro ano de publicação, você não pode atribuir um ISSN, apenas ISBN).